Pesquisar este blog

domingo, 8 de janeiro de 2012

O HUMOR BRASILEIRO ESTÁ EM CRISE??? OU A SOCIEDADE ANDA CHATA DEMAIS???


Um dia desses, navegando pela internet, li no site de relacionamentos Facebook, uma imagem curiosa com a foto do humorista Rafinha Bastos, em que havia uma frase chamando atenção a uma recente polêmica. A frase dizia o seguinte: "Brasil: O país onde os humoristas são levados a sério e os políticos são levados na brincadeira".

A frase me levou a refletir sobre os últimos exageros cometidos pelo humor brasileiro. Na ocasião até me manifestei pelo blog, escrevendo a postagem ESQUECE O RESTO. EU NÃO COMERIA NEM A WANESSA.

Entretanto, desde aquela postagem já pude testemunhar e observar outros casos de intolerância ao humor. E antes que alguém diga que estou saindo em defesa dos exageros e excessos cometidos pelos humoristas, já quero deixar claro que não se trata disso. Apenas acredito que estamos valorizando demais coisas que não merecem receber a menor importância.

A típica falta de paciência que os brasileiros tem com o humor, curiosamente não é aplicada aos políticos, que nos fazem de palhaços, quando se metem em esquemas de corrupção, desvio de verbas, aumento de impostos, mal uso da máquina pública, entre outras imbecilidades cometidas por inúteis representantes do povo que fazem isso certos da impunidade, e, pior, certos de que serão reeleitos nas próximas eleições pelo mesmo povo que enganou e roubou.

Curiosamente as pessoas se sentem mais encorajas a reclamar, criticar, e até acionar judicialmente as emissoras que veiculam programas cuja única intenção é brincar justamente com coisas que toleramos diariamente. Por exemplo, o quadro do Zorra Total que simula um ato de assédio sexual contra mulheres no metrô.

Rir de si mesmo é demonstração de auto-conhecimento, auto-controle, inteligência ainda, de que as vezes não é preciso levar algumas coisas tão a sério. Mas tem gente que se acha autoridade suficiente para criticar até o Humorístico mexicano já consagrado Chaves, chamando-o de debilóide.

Particularmente acho que ter humor é coisa para pessoas inteligentes e alguns cidadãos que se acham superiores, precisam entender que criticar esse tipo de humor não vai levar ninguém a lugar nenhum. O melhor a fazer é ignorar. Se você é uma pessoa que prefere humor do tipo "mais inteligente" (na sua opinião, é claro) deveria mudar de canal e ignorar o tal "besteirol". Automaticamente a emissora, ao identificar a queda na audiência, vai rever a grade e o conteúdo da programação.

Pra finalizar, o que eu acho mesmo é que o brasileiro está mesmo ficando chato, ranzinza, perdendo o senso de humor e junto com ele desclaibrando o seu senso crítico. Nos lugares por onde eu ando por exemplo, piadinhas inocentes, as vezes infantilizadas, ou com baixo grau de sacanagem são invariávelmente hostilizadas pelas pessoas que as escutam. Até parece que desaprendemos a sorrir.

Para ninguém falar que eu estou viajando, dá uma lida nos últimos ataques ao humor brasileiro.


MTV é condenada a pagar R$ 40 mil para pais ofendidos com 'Casa dos Autistas'

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1014079-mtv-e-condenada-a-pagar-r-40-mil-para-pais-ofendidos-com-casa-dos-autistas.shtml

Após piada com Wanessa, Rafinha Bastos é afastado do CQC

http://primeiraedicao.com.br/noticia/2011/10/03/apos-piada-com-wanessa-rafinha-bastos-e-afastado-do-cqc


Metro Zorra Brasil do Zorra Total - Metroviários pedem fim de quadro 'Metrô Zorra Brasil'

http://f5.folha.uol.com.br/colunistas/albertopereirajr/985764-metroviarios-pedem-fim-de-quadro-metro-zorra-brasil.shtml


Até críticas ao Chaves

http://planetalaranja.blogspot.com/2011/10/mau-humor-crise-nos-humoristicos-mais_20.html


imagem_fonte: http://grupontseguros.blogspot.com/2011/01/mau-humor-cronico-pode-ser-doenca.html, acesso em 02/12/2011 às 18h25

Nenhum comentário: