Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

FERIADOS: QUAL O VERDADEIRO SIGNIFICADO???


imagem_fonte: http://www.cidadeverde.com/desbocada/desbocada_txt.php?id=34885, acesso em 14/11/2011, às 23h35.

A motivação para começar a escrever esse post surgiu de uma dúvida interessante: que feriado é esse do dia 15/11??? Particularmente, eu consegui responder a mim mesmo sozinho, mas só depois de pensar um pouco.

Depois lembrei-me de quando fazia esse tipo de pergunta a pessoas do meu círculo familiar e de amigos "você sabe que feriado é esse?". Naturalmente a maioria das pessoas não sabia responder. E quem conseguia, mal conseguia explicar o que aquele feriado signicava. Algumas pessoas chegavam a me responder o seguinte: "É dia de ficar em casa, ou viajar... descansar." Fazendo referência a essa última resposta eu só pude pensar o seguinte: "Não... é dia de pegar congestionamento na estrada, fila no pedágio, praias cheias de gente mal-educada, jogando lixo na areia ou pela janela do carro.".

Mas não. Feriado não é só isso. Além de outras coisas é também uma forma de parar e refletir, pensar sobre o que comemoramos. Por exemplo, pergunte a pessoas mais próxima de você, que feriado é hoje e o que ele significa. Eu apostaria que somente um terço das pessoas saberia responder imediamente. O outro terço acertaria apenas o feriado e, por fim, o último terço não saberia responder nem uma coisa e nem outra.

Mas e este feriado? A Proclamação da República? O que significa? E porque a comemoramos?

Oras, apesar de me interessar pelo assunto, eu não sou professor de história, logo não vou escrever aqui o que significa a Proclamação da República, até porque é obrigação de cada cidadão brasileiro que possua ao menos primeiro grau ou o ensino fundamental saber.

Agora responder o porque comemoramos... hmmm... depois de pensar muito.... não sei!!!

Muitos países que não são repúblicas, ainda possuem sistemas como a monarquia ou império, possuem economias sólidas e respeitadas posições políticas mundiais, além de uma sistema educacional forte e desigualdade social razoávelmente controlada. O Brasil e o seu sistema republicano, estão perto disso? Claro que não. Assim como devemos reconhecer que a culpa disso não é do sistema, mas sim dos políticos, e porque não, da própria população.

Sei que é viagem, mas bom mesmo seria se houvessem, num futuro bem próximo, feriados em que pudessemos comemorar os índices 'zero' de analfabetismo, desigualdade social, violência, corrupção, entre outros.

Enquanto você descansa neste feriado, pense nisso, e aproveite e compartilhe aí no seu facebook, twitter ou orkut.

Nenhum comentário: