Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

AÇÕES E MENSAGENS DE NATAL. HIPOCRISIA OU SINCERIDADE?


imagem_fonte: http://ojuararidan.wordpress.com/2009/12/08/a-hipocrisia-do-ano-novo/, acesso em 20/12/2011 às 20h25


Aproxima-se o natal, e junto com ele as tradicionais mensagens de fim de ano. Eu mesmo já recebi algumas dezenas de e-mails com mensagens positivas, contendo votos de saúde, felicidade, amor, sucesso, etc. Acho engraçado como as pessoas se deixam tomar por esse clima de confraternização. Muitos resolvem até aderir ao altruísmo, participando de movimentos como sacolinhas de natal, distribuição de alimentos aos pobres, visitação a orfanatos, creches, comunidades carentes e asilos, entre outros.

Particularmente, gosto deste clima no qual somos envolvidos nessa época do ano, entretanto tenho uma opinião mais radical em relação a isso. Alguém já se perguntou porque as pessoas não se deixam levar por esse clima o ano todo? Será que as pessoas carentes ficam mais carentes somente nessa época? Claro que não.

Pessoas e animais sem amparo sofrem desse problema o ano todo, e não é uma pequena ação de graça que as fará melhorar de vida de uma hora para outra. É preciso praticar o bem o ano todo, e tentar ser melhor amanhã do que você foi no dia anterior, inclusive com o seu próximo.

A mesma coisa serve para as mensagens de feliz natal, feliz ano novo e boas festas. Porque não lhe mandam uma mensagem de feliz independência ou feliz proclamação da república? As pessoas não desejam que você seja feliz nessas datas. Melhor ainda, porque não mandam mensagem nenhuma, nem no natal e nem em época nenhuma? Porque palavras por si só não resolvem o problema de ninguém, não pagam suas contas e nem lhe fazem companhia numa noite de natal.

Falar ou escrever coisas bonitas só da boca para fora não significa nada. Ser altruísta somente no natal também não vale nada. Para mim isso tudo é uma verdadeira hipocrisia.

Nenhum comentário: