Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ADOLESCENTES MIMADOS, PRAGA PIOR QUE GAFANHOTO, PULGA OU POMBOS!!!


imagem_fonte: http://www.guiadicas.com/relacao-entre-pais-e-filhos/, acesso em em 13/12/2011 às 23h07

Por mais de uma vez, pude ler em diferentes lugares, uma frase que dizia algo parecido com isso:

"Em tempos de valorização a sustentabilidade, pensamos e agimos incansavelmente em torno de temas que envolvem deixarmos um planeta melhor para nossos filhos. Mas será que não esquecemos de deixar filhos melhores para nosso planeta?"

Tenho quase certeza que a composição original desta frase não é essa, nem sei quem é seu autor, mas com certeza a ideia que ele queria dar era essa.

A cada dia que passa vejo mais crianças e adolescentes da geração Justin Bieber, incapazes de arrumar a própria cama, lavar o prato que comem ou limpar a própria bunda, mimados por pais que entendem de forma equivocada, que sua ausência pode ser substituída por um computador, um video game, um ingresso para um show internacional, ou uma viagem para a Disney. Ou ainda, que a educação dos seus filhos não é de competência exclusiva da escola, mas sim obrigação dos seus pais. Crianças que crescem com uma única responsabilidade (passarem de ano na escola), não gostam ou que não aprendem a receber qualquer outro tipo de compromisso.

mkt

Hoje, programas de televisão ou especialistas em educação, afirmam que o problema não está exatamente nas crianças, mas sim nos pais, deseducados pela sociedade e pelo tempo.

Não foi exatamente na minha época de criança, mas foi na dos meus pais e avós, quando as crianças precisavam ajudar no ganha pão da família, nos afazeres domésticos ou tinham qualquer outro compromisso com seus pais, avós, irmãos, etc. Hoje, com leis de proteção contra a exploração infantil, Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outras, as crianças tem uma "blindagem" que permite à elas o direito de dar opinião, de manifestarem seus desejos. Não me arriscaria dizer que essas leis foram prejudiciais, porque acredito que um dos seus principais objetivos seria a prevenção contra abusos, mas ouso dizer que apesar das "boas intenções" em muitos casos o tiro saiu pela culatra.

É claro que nossos filhos precisam ser ouvidos. Ouvir e considerar o que as crianças dizem faz parte do processo de educação do menor, bem como, do contínuo processo de aprendizagem e crescimento pessoal dos pais, mas como tudo na vida, isso tem um limite. É preciso compreender que crianças e adolescentes não são capazes de calcular as consequências de sua decisões, e nem a quem afetarão com essas. Hoje muitos pais perderam essa noção e dão voz a crianças como se fossem adultas e responsáveis pelo próprio sustento.

Menores egoístas se esquecem que seus pais ou irmãos mais velhos, perderam a juventude ou a infância para cuidar deles, dar leite, fazer companhia por medo de escuro, medicar nas noites de febre além de muitas outras em claro. Também não são capazes de compreender que o mundo é uma bola, e gira, e a minha necessidade de hoje pode ser a sua amanhã, então é melhor começar a ser mais gentil, pois você pode precisar da minha gentileza no futuro.

Eu sou pai, e sinto diariamente a dificuldade que é educar uma criança, por isso alerto aos pais.

"Olha a intimidade. Mais amor e menos confiança!"

Um comentário:

Bianca disse...

Aqui no Brasil existe uma concepção meio distorcida do que é tratar bem uma criança e um adolescente. Um exemplo simples: Nas escolas (creches e educaçãi infatil)da europa as pessoas responsaveis pela limpeza fazem faxina apenas 1 vz por dia, o restante do periodo, quem limpa e organiza td são as proprias crianças.
E isso nao é visto como abuso, e tbm nao ha reclamações preconceituosas do tipo 'eu nao pago escola cara pro meu filho servir de faxineiro'. Isso é aprendizagem!!!
Se a criança nao organiza o lugar em q vive, nao vai aprender a organizar suas ideias, nem as 'bagunças' q fizer fora do ambiente familiar e escolar.
Dai acontece o q vemos hj..jovens inconsequentes e egoistas e pais dizendo, cada dia mais cedo, q nao sabem o q fazer com seus filhos!