Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PORTADORES DE HIV. VOCÊ AINDA TEM PRECONCEITO???


imagem_fonte: http://www.geledes.org.br/

Hoje celebramos o Dia Mundial de Combate a AIDS... E para homenageá-lo, pensei em escrever sobre a importância da prevenção. Mas depois de pensar um pouco melhor sobre o assunto eu mudei de idéia, afinal de contas, informação é uma coisa que não falta, o governo investe, as instituições privadas investem, a imprensa investe, todos investem em comunicação e informação para que não sejamos pegos pela ignorância.

Então insistir naquele papo de camisinha, seringas contaminadas, transfusão de sangue contaminado, etc. fica chato e ultrapassado para quem já sabe sobre o assunto mas insiste em cometer erros por pura irresponsabilidade.

Foi aí que me lembrei de uma coisa curiosa, que poucas pessoas notam.

VOCÊ CONHECE QUANTOS PORTADORES DE HIV?

Se você responder que conhece um ou mais, saiba que é excessão, porque a grande maioria das pessoas sequer imagina que tem um colega ao seu lado que seja portador de HIV. Acreditem, existem mais pessoas com AIDS do que você imagina, e elas não usam uma camiseta, um crachá ou um carimbo na testa indentificando-as como portadores da doença. Não é possível identificar um portador da doença apenas pela aparência.

A pergunta que segue essa afirmação é: Porque as pessoas não abrem o jogo e contam que tem Síndrome da Imunodeficiência Adquirida*? (*tradução da sigla AIDS em português).

Para mim a resposta é muito simples: Pelo simples fato de temerem ser mais uma das inúmeras vítimas de preconceito que existem nesse país chamado Brasil.

Infelizmente vivemos num país extremamente preconceituoso, por isso entendo que o assunto AIDS deva ser mais abordado pelas instituições privadas, ONG'S e governo no que tange ao preconceito dos portadores da doença. Afinal, o soropositivo que sabe que possue a doença, normalmente não sai por aí transando sem camisinha com todo mundo. E por isso precisamos entender que não vamos pegar AIDS num aperto de mão, beijo ou abraço, partilhando um copo, prato ou uma roupa, ou simplesmente trocando um olhar, um sorriso ou desejando bom dia.

Acreditem é até possível transar com um soropositivo sem adquirir a doença. Basta usar camisinha!!!

Nenhum comentário: