Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CAMPEÃNABILIDADE, TITEBILIDADE E CORINTHIANABILIDADE



Não foi um time brilhante, não foi um time cativante, muito menos envolvente. Mas foi campeão brasileiro de 2011 graças à combinação de três ingredientes: Campeãnabilidade, Titebilidade e Corinthianabilidade.

De um jeito brincalhão, fazendo uma alusão ao jeito pensador e criador do técnico corinthiano Tite, segue uma explicação sobre os ingredientes na visão de um corinthiano emocionado.

Campeãnabilidade – Capacidade de vencer pela quinta vez um título brasileiro, o oitavo a nível nacional (se consideradas as três Copas do Brasil), de forma aguerrida, com determinação, aguentando por muitas vezes pressão da torcida e levando porrada da imprensa. Vencer com uma campanha burocrática, tendo a liderança muitas vezes ameaçada não apenas pelos grandes clubes que permaneceram por várias rodadas seguindo de perto, de olho na liderança. Mas também pelos pequenos, que fugiam do rebaixamento e insistiam em pregar peças no Todo Poderoso, futuro campeão. Vencer mantendo a calma com os tropeços e com a consciência de que a disciplina e a regularidade era a única saída para ser campeão. Sem convencer, vencer e então acrescer. Acrescer mais um trófeu a galeria e um pouco mais de orgulho ao bando de loucos. Acrescer esse título com jeitão de Titebilidade.

Titebilidade – Capacidade de reerguer-se, quantas vezes forem necessárias. Seguidamente perseguido por dirigentes do clube, superar com dignidade. Quando atacado pela imprensa, aplicar a pacificidade. Ser alvo de palpites da torcida e manter a coerência e a hombridade. Aguardar o tão sonhado título com paciência e ansiedade. Mas sempre sem perder a inteligência e a qualidade. Conquistar o título e agradecer a torcida com Corinthianabilidade.

Corinthianabilidade – Como o já diz o provérbio, é ter predisposição para a maloqueirabilidade e sofredorabilidade. Amar ao time mais do que tudo na hora que a bola rola. Aguentar provocação de 170.000.000,00 (cento e setenta milhões) de brasileiros anti-corinthianos, para somente ao final poder gritar “é campeão”.  Somente ao final é claro, porque se não fosse assim não seria um título tipicamente corinthiano. Capacidade de envolver e apaixonar um time que joga por nós. Jogai por nós Corinthians! E vence um campeonato homenageando ao grande Doutor, Eternamente em nossos corações... Grande Doutor que dizia: “Corinthians é mais do que um time e uma torcida, é um estado de espírito”. Isso é Corinthianabilidade! Ou como cantou um grande poeta corinthiano: “Ser corinthiano é ir além se ser ou não ser o primeiro, ser corinthiano é ser também um pouco mais brasileiro”.

Um comentário:

Wagner Souza disse...

Sem comentários... Disse tudo Rafa!!!