Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2011

EU NÃO LAVO MAIS AS MÃOS APÓS IR AO TOALETE



















imagem fonte: http://www.canalkids.com.br/higiene/guerra/febre.htm, acesso em 15/10/2011 às 16h10.

Após passar por algumas experiências desagradáveis eu decidi que, sempre que for a algum shopping ou outro local que possua banheiros de uso coletivo, evitarei usar o toalete, mas se for necessário, não vou lavar minhas mãos.

Você pode estar se questionando neste momento: "Mas porque isso?", ou "Que cara porco!". mas antes de julgar, calma lá ...eu tenho uma explicação.

Acontece que é quase uma regra. São 99,9% dos grandes estabelecimentos comerciais, mas principalmente os shoppings centers, que disponibilizam em seus banheiros, para lavarmos as mãos, torneiras 'sem vergonha', que não liberam mais do que 100 ml de água em um chuveirinho rápido e safado. Não há quantidade suficiente sequer para molhar toda a mão. O máximo que você pode conseguir fazer com essa quantidade de água é molhar as pontas dos dedos.

Preocupação com economia sempre é importante, e sempre foi uma das principais obsessões dos profissionais administradores. Por isso já não é de hoje que os administradores dos shoppings de São Paulo tomam medidas, muitas vezes exageradas, na busca pela redução das despesas com asseio, higiene e limpeza.

Se buscarmos na nossa memória, vamos lembrar de uma época em que não haviam nos banheiros os seguintes dispositivos:

- Secador automático de mãos;
- Torneiras com temporizador;
- Torneiras com sensor de presença;
- Mictórios com temporizador;
- Mictórios com sensor de presença etc.

Considerando que, além da economia financeira, é preciso desenvolver um pensamento de educação e responsabilidade sócio-ambiental, a economia no consumo de papel e água sempre é muito válida, entretanto, como tudo na vida, é preciso haver um limite. E este limite já foi ultrapassado pelos gananciosos proprietários dos shoppings.

Pense na quantidade de germes na qual você está exposto quando entra em um shopping: dinheiro; corrimão das escadas, botão do elevador, bandeijas da praça de alimentação, etc.. Sem falar no banheiro, onde você está exposto demais. A quantidade de água disponibilizada só serve para matar a sede das bactérias.

Já passou da hora de algum vereador de São Paulo legislar sobre o assunto, criar um projeto de lei que obrigue os locais públicos a garantir a higiene das pessoas. Afinal é uma questão de saúde pública.

http://artureduardo.blogspot.com/2011/08/fechando-torneira.html, acesso em 15/10/2011, às 0h41

Gostou? Então ajude a divulgar o blog. Basta clicar aí em baixo e compartilhar na sua rede social favorita.

Nenhum comentário: