Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de outubro de 2011

POLITICAGEM TEM LIMITE!!!

Placa de obra na USP com o termo 'revolução' rabiscado e a palavra 'golpe' escrita embaixo

Em uma parceria firmada entre a USP e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, está prevista a contrução de um monumento no campus, que homenageia os mortos e desaparecidos durante o período em que nosso país passou pela ditadura militar.

A obra, que recebe o patrocinio da Petrobrás, e está estimada em R$ 89 mil, teve afixada em seu tapume, pela Scopus Construtora, uma placa em que chama o golpe de 1964 de revolução de 1964.

Segundo a Folha.com, "O termo 'revolução' é usado por militares que negam que tenha havido uma ditadura no país de 1964 a 1985."

Na minha opinião, a atitude é, descaradamente, uma maneira de evitar uma indisposição com algum orgão das Forças Armadas. Entretanto, os stakeholders da USP não são pessoas ignorantes e logo deram "um jeito de arrumar" a placa, como pode ser conferido na foto acima.

Agora pelo amor de Deus né? Não sou um ativista defensor dos Direitos Humanos, mas a inscrição como foi feita ofende a memória daqueles que lutaram para que hoje nós pudessemos ter alguma "liberdade de expressão". POLITICAGEM TEM LIMITE PÔ!!!

Após causar mal-estar entre muitas pessoas, a empresa responsável já retirou a placa do local.

Embora eu acredite que R$ 89 mil reais poderiam ser melhor aproveitados com obras sociais ou algo que efetivamente melhorasse a qualidade de vida da população, manifesto os meus parabéns a USP, Petrobrás e aos demais responsáveis pela inicitativa de construção do monumento afinal, a um povo sem memória, é salutar reavivar certas experiencias passadas e vividas. Acho muito importante respeitar a memória de nossos pais e avós que sofreram esse período de limitação, privação e muita luta.

Nenhum comentário: