Pesquisar este blog

sábado, 8 de outubro de 2011

PERSONAGENS INFANTIS NO FACEBOOK: PROTESTO INÚTIL? TALVEZ NEM SEJA ISSO...

Foto de desenho animado no Facebook

Alguma alma criativa, alguns dias atrás, teve a "brilhante" ideia de trocar sua foto no Facebook por um avatar relacionado a algum desenho animado, e depois seguir publicando recados em seu perfil alegando que a troca seria uma  forma de protestar contra a violência infantil. Aliado a proximidade do Dia das Crianças, a atitude tornou-se um viral que espalhou-se rapidamente. Imediatamente o a rede social ficou totalmente colorida, tomada por personagens infantis.

Vale lembrar que, mesmo antes dessa Facebookmania, algumas pessoas já utilizavam-se de avatares relacionados a personagens que marcaram sua infância ou adolescência. Eu mesmo fazia isso, utilizando no MSN Messenger, uma imagem do Ikki de Fênix, personagem do desenho Cavaleiros do Zodíaco, exibido pela extinta TV Manchete, na década de 90. Outra personalidade que também usa um avatar semelhante, é o Apresentador de TV, Luciano Hulk. Numa clara alusão ao seu sobrenome ele usa o Incrível Hulk, como um avatar no Twitter.

Ikki, Cavaleiro da constelação de Fênix, desenho: Cavaleiros do Zodíaco.




Indignados com o modismo, ou com a suposta hipocrisia de quem aderiu a "campanha", algumas pessoas se manisfestam pacificamente contra a atitude, enquanto outras preferem desferir palavras ofensivas aos portadores de desenhos animados no seu perfil. Em geral, os protestos costumam alegar que trocar a foto por um desenho não vai mudar nada na vida das crianças que, neste momento, estão sendo violentadas e agredidas pelo Brasil. O que na minha modesta opinião é verdade!

De fato não entendo que a ação mude em nada a situação entre as crianças e seus violentadores. Para protestar é preciso muito mais que isso. É preciso criar formas de cobrar das autoridades responsáveis, leis rigorosas, investimento em educação, fiscalização, entre outras políticas públicas que possam surtir algum efeito.

Entretanto também entendo que, independente de qualquer protesto, a ação é muito bonita. Afinal, assim como todo o país se enfeita e se decora para comemorar o natal, com luzes de piscar, arvores enfeitadas com decorações coloridas etc., vejo que as imagens no Facebook podem ser apenas uma forma de "entrar no clima" do dia da criançada.

Hoje meu avatar já mudou. Em homenagem a um dos meus ídolos, Ziraldo, que lançou um filme nesta semana, em cartaz nos cinemas, cujo título é Uma Professora Muito Maluquinha, eu coloquei no lugar da minha foto, uma de suas obras: O Menino Maluquinho.

imagem_fonte: http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/personagens/, acesso em 08/10/2011 às 20h10

Para os desavisados... Não estou protestando, estou curtindo o clima. E meu avatar vai continuar... Salve Ziraldo!!! Viva a educação!!! Viva as crianças!!!

Gostou? Então compartilha aí... valeu...

Um comentário:

HELENA disse...

é isso ai menino maluquinho!!!