Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A BAND NUNCA SERÁ GLOBO E A INDY NUNCA SERÁ A FÓMULA 1, MAS PODEM ATÉ SER MELHORES.


fonte imgem: http://www.google.com.br/imgres?q=globo+x+band&um=1&hl=pt-BR&tbm=isch&tbnid=S-o7Ar0pts96DM:&imgrefurl=http://blogdamidiaesportiva.blogspot.com/2011/07/escalas-da-globo-e-band-para-esta-4.html&docid=LQrXXxdBk3d_YM&w=578&h=303&ei=HiFlTvfnJ4aatwe689yRCg&zoom=1&biw=1280&bih=837&iact=rc&dur=282&page=1&tbnh=111&tbnw=212&start=0&ndsp=20&ved=1t:429,r:1,s:0&tx=107&ty=72, acesso em 05/09/2011 às 16h22

Não é de hoje que a TV Bandeirantes insiste em tentar tornar a Fórmula Indy mais popular no Brasil, além de mais atrativa aos interesses dos anunciantes/patrocinadores. Entretanto há alguns anos me parece que a transmissão não emplaca.

E realmente nem nos grandes sites de notícias conseguimos encontramos tanto espaço para Indy como há para a Fórmula 1.

Mas entendo que para mudar isso deve haver uma grande influência da mídia televisiva para iniciar esse ciclo. A exemplo do que aconteceu com o voleibol na década de 80, a Band é capaz de iniciar uma nova sensação nacional, até mesmo com a Fórmula Indy.

Ontem, a Band transmitiu o Grande Prêmio de Baltimore ao vivo, (o que não faz com regularidade, como a  TV Globo que transmite todas as corridas da F1, ao vivo), e sequer deu muito destaque a incrível prova realizada por Tony Kanaam, que largou em último e chegou ao terceiro lugar.

Ao final da corrida a transmissão foi encerrada de supetão, como alguém que está fazendo alguma coisa errada e escuta o pai chegando, o narrador já foi se despedindo. Sequer mostraram a cerimônia de premiação como a TV Globo faz com religiosidade, sempre mostrando a cerimônia do pódio na F1. Aliás quando um brasileiro vence (o que nunca mais foi comum), a Globo até da um jeitinho de estender ainda mais a transmissão até o momento da entrevista oficial com os pilotos. Tudo para dar aos brasileiros a chance de sentir mais um pouquinho o gostinho da vitória brasileira.

Tony Kanaan at Baltimore
fonte_imagem: http://www.crash.net/indycar/picturearchive/172749/9/photos, acesso em 05/09/2011 às 16h20

Na minha opinião, outro erro da BAND, é insistir em escalar o Nivaldo Prieto para narrar a corrida. Ele é um grande narrador, mas não é do ramo. Ele é o tipo de narrador que narra qualquer coisa, até corrida de tartaruga, mas a questão é que eles têm um grande especialista em velocidade lá, o Teo José. Se o Teo tem contrato com outra rede, seja rádio ou TV eu não sei. Mas estando na Band, eles precisam investir para que ele transmita a Fórmula Indy e não as corridas de caminhão da Fórmula Truck ou o Futebol das 16h.

Tá bom. Sabemos que existem vários fatores que contribuem para a Indy não seja tão popular no Brasil.
- horários das corridas;
- regulamento mais complicado (pontuação detalhada);
- os ovais sem muita emoção.

Mas também existem fatores que favorecem a popularidade da Indy.
- Brasileiros são mais vitoriosos na história da Indy.
- As chances dadas aos brasileiros na Indy são iguais as dos outros.
- Podem até haver na Indy, mas as maracutaias na F1 são mais discretas.
- A competitividade é maior e a distância de tecnologias entre carros de diferentes equipes não é tão grande quanto na F1.

Mas o fato é que a Band peca em não investir mais na categoria. Se tentar se assemelhar um pouco mais ao estilo Globo de transmitir corridas, pode até superar a rival. Eu acredito! Ou você acha que o Galvão Bueno é unanimidade no Brasil?

Nenhum comentário: