Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

E ADIANTA POR BRETE?



Assim como publicado na postagem de 27/08/2011, METRÔ RUIM, DE QUEM É A CULPA, já evidenciamos a queda na qualidade do serviço prestado pelo metrô

Porém para quem é acostumado a usar o metrô de São Paulo, já notou as frequentes ações da sua administração em busca da melhoria na sua eficiência.

Uma ação não muito recente, mas que cada vez mais tem se propagado pelas estações do transporte, é a instalação nas plataformas de uma espécie de para-peito, ou guarda-corpo, ou organizador de filas, ou brete. Isso mesmo brete!



Para ter certeza do que eu quero dizer, fui procurar no Dicionário Aurélio a definição correta da palavra, e, entre os diferentes significados, encontrei esse: “Nas charqueadas e matadouros, corredor estreito onde se abate a rês.”

Para quem também não sabe, rês é qualquer tipo de animal quadrúpede usado na alimentação humana, por exemplo o gado.

Aí você para um minuto e pensa: Mas como assim? O metrô não transporta ou abate gado, logo o nome daquela armação de metal não pode ser brete.

Aí é que pode vir a polêmica caro leitor. Na minha opinião é brete sim! Porque o metrô não transporta gado, mas pessoas que se comportam como gado!



Claro que não vou generalizar, afinal existem muitas pessoas de bem, comportadas e educadas no transporte público, mas elas passam despercebidas. O que salta aos nossos olhos e indignação são os animais quadrúpedes que não respeitam a ordem das filas, os assentos reservados, o fluxo das pessoas.

É comum, enquanto uma pessoa educada espera na plataforma, pela chegada da composição, outro indivíduo sem a menor educação simplesmente posicionar-se ao seu lado projetando o corpo a sua frente, como e fosse te jogar lá para trás, e de quebra impedindo a saída das pessoas que estão dentro do trem.

Essa é a mesma pessoa que ocupa o assento reservado e finge dormir a viagem inteira para não dar lugar a velhinha que fica a sua frente. Ou é o mesmo cidadão ou cidadã que vai desembarcar lá em Itaquera, mas vem desde a Sé ocupando o espaço das portas obstruindo a passagem.

É possível entender como é difícil para a administração do metrô procurar alternativas para a melhoria do transporte quando na verdade sofremos de um problema cultural, e educacional grave. As pessoas não tem educação e se comportam como gado! Ou pior do que gado! Por que com gado o brete funciona.

E isso responde a questão que dá nome a essa postagem: Não! não adianta por brete.


Nenhum comentário: