Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de setembro de 2011

INFLUÊNCIA DO TRABALHO NA SUA VIDA PESSOAL: QUAL É O LIMITE???




Não é de hoje que, no cotidiano das pessoas, a vida profissional invade a vida pessoal e vice-versa. Muita gente já ouviu alguém falar: "O fulano pessoalmente é uma pessoa, mas profissionalmente é outra".

De fato eu acredito que as pessoas assumem diferentes papeis na sociedade, assim como um ator assume diferentes papeis em diferentes trabalhos, seja novela, cinema, teatro, etc. No nosso dia-a-dia temos que assumir papeis para os quais temos diversos nomes já definidos: pai, filho, irmão, marido, chefe, empregado, pedestre, paciente, contribuinte, cidadão, aluno, etc.

Entretanto, assim como um ator que "empresta" suas características pessoais a cada um de seus personagens, nós também nos confundimos em nossos diferentes papeis. Portanto, não é tão simples assim para um empregado dizer que, quando entra na empresa, deixa seus problemas pessoais do lado de fora. Isso não é completamente verdade!

De fato há profissionais que conseguem ignorar a vida lá fora enquanto estão trabalhando, mas se tiver um problema pessoal muito grave certamente não produzirá tanto como de costume, simplesmente por não conseguir concentrar-se no seu papel de profissional. E esse limite para cada um é diferente. Alguns perdem a paz com um simples problema familiar como uma briga com os pais ou filhos, enquanto outros só conseguem se desconcentrar em casos de vida ou morte.

Mas e na vida pessoal, o trabalho também influencia? Claro que sim! Afinal é o trabalho quem determina fatores decisivos na sua vida diária, definindo o quanto você ganha, quanto tempo gastará no trajeto até sua casa de ida e volta, se terá que estudar para especializar em algo que atua, etc.

Mas qual é o limite da influência do trabalho na sua vida pessoal? A única coisa que posso afirmar é que, mesmo que hajam leis trabalhistas que regulem esse "poder" da empresa sobre o empregado, nem sempre elas funcionam. Isso ocorre porque é muito comum, mais do que se imagina, a existência nas empresas, de funcionários que batem o cartão e voltam ao trabalho, ou que levam trabalho para casa. Algumas pessoas permitem a empresa que tomem conta da sua vida. E em muitos casos são estes que terão maiores oportunidades em comparação aos empregados que cumprem seu horário legal.

Recentemente na televisão, vemos dois casos envolvendo o programa de "Pânico na TV". Em um deles, a ex-paniquete Dani Bolina afirma ter sido "boicotada" por alguns membros do programa após ter se recusado a realizar algumas tarefas, em sua opinião humilhantes. A última da vez é sobre o comediante Rodrigo Scarpa (Repórter Vesgo). Ele, forçado pelo programa, terá que engoradar 16 quilos, só para sartirizar o reporter da globo, Zeca Carmargo, que recentemente apresentou o quadro "Medida Certa", apresentado dentro do Fantástico.

Rodrigo Scarpa e Zeca Camargo devem ficar com mesmo peso
fonte: http://f5.folha.uol.com.br/televisao/981496-vesgo-diz-que-ainda-nao-digeriu-ter-que-engordar-para-o-panico.shtml, acesso em 27/09/2011 às 12h25

Visivelmente contrariado com a decisão do programa, o repórter vesgo já deu declarações que não não queria ter que passar por isso.

É justamente disso que eu estou falando caro leitor. Só para não ser boicotado no programa, ou não ter seu emprego ameaçado, o cidadão vai se prestar ao papel ridículo de ir na contra-mão do que prega a boa saúde, a qualidade de vida e segurança no trabalho. Tudo em nome da fama. Tudo em nome do dinheiro!!!


informação incluída em 28/09/2011.

Ah. Só para fechar. Afinal, depois lendo a postagem percebi que havia algo de errado. A pergunta do título não foi respondida.

Qual é o limite? Não há!

É isso mesmo, não há limites pré-definidos por ninguém para a influência do trabalho na sua vida. Nem leis, nem acordos sindicais, nem seus colegas, nem a empresa determinam limites.

Todo e qualquer limite relativo a essa influência é determinado pelo próprio funcionário, além de outros fatores, principalmente e fundamentalmente pelos seus valores.

Aí você pode perguntar, mas como assim??? Oras, é simples. Coloque as coisas da sua vida em uma lista de prioridades. Aconteça o que houver você sempre dará preferência por algo que está mais acima na sua lista. O ideal é que consigamos viver de forma a equilibrar tudo, conciliando vida pessoal com a profissional, vida familiar com a social, etc.. Mas quando ocorre um conflito entre os diferentes papeis a tendência é que você sempre dê prioridade ao que for mais importante para você. Para mim isso é ter valores!

Sem fazer pré-julgamentos, (afinal o que é certo para mim pode ser errado para você), quem valoriza mais o sucesso na vida profissional, está mais disposto a trocar momentos de lazer com sua família por horas a mais no trabalho, tudo em nome do que alguns chamam de comprometimento.

Eu chamo de prioridade.

Nenhum comentário: