Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

RACISMO INVERTIDO NO BRASIL, VOCÊ JÁ SOFREU ISSO?


fonte: http://reisdanilo.blogspot.com/2011/03/racismo-inverso.html, acesso em 26/09/2011 às 15h16

O raciscmo no Brasil, assim como em qualquer lugar do mundo, é algo que ultrapassa as fronteiras da ignorância e da estupidez.

São recorrentes os casos em que temos alguma notícia relacionada a esse tipo de preconceito. No esporte, no mercado de trabalho, na televisão, no cotidiano, etc. Entretanto o que todos, ou quase todos imaginam, é que, ao falar de racismo, nos referimos no famoso preconceito que existe do homem branco em relação ao homem negro ou mulato.

Entretando, posso afirmar, com conhecimento de causa, que os negros também são racistas!!!

Todos nós já vimos em algum momento da vida, movimentos raciais em promoção a auto-estima da raça negra: feriados municipais, camisetas com inscrições alusivas (100% negro), televisões ou programas de tv criados apenas para o povo negro, faculdades para negros, etc..

Particularmente eu acho isso tudo muito válido, desde que não restrinjam o acesso do branco aos serviços nominalmente negros. Caso contrário fica aí caracterizado um típico ato de racismo. Só que agora do Negro em relação ao branco.
























fonte: http://reisdanilo.blogspot.com/2011/03/racismo-inverso.html, acesso em 26/09/2011 às 15h16


Para ilustrar, vou contar uma história que sempre acontece comigo. Quem me conhece sabe que sou branco. Mas não é só branco, é branquelo mesmo!!! Do tipo que fica rosado quando tem vergonha ou não pode tomar sol porquê fica vermelho feito uma camarão. Quem me conhece, também sabe que eu adoro sambas, aqueles estilo antigo mesmo, não esses grupinhos de pagode que vemos hoje por aí.

Acontece que quando o branquelo aqui, vai até algum lugar onde tenha uma roda de samba, basta eu pegar num pandeiro para algum negro olhar torto, ou me obrigar a ouvir: Puxa, mas o cara é branquelo... Não entende nada de samba...! Mas é quem falou que o samba é só negro? Quem conhece um pouquinho melhor sabe que sua origem não é só africana. Tem influência européia e indígena também. Aliás se o samba fosse tão negro quanto eles dizem, os africanos seriam ótimos sambistas. Mas pelo contrário, o samba é muito brasileiro, e como bom brasileiro, miscigenado!

Mas o samba podia ser 100% negro, que a discussão não é definir a origem do samba. Vai muito além disso. É a atitude dos negros, em insistir na rejeição ou dificultar a entrada do branco no mundo negro. Mas o pior é que isso beira a imbecilidade. Pois só assim, permitindo ao branco conhecer e gostar da cultura negra, é que podemos contribuir efetivamente para o fim do racismo tradicional. E assim não se cria um ciclo de ódio que tende a camihar de encontro a movimentos de segregação racial como o Apartheid, por exemplo.

E tudo isso sem falar nos negros que são racistas contra os próprios negros. Acredite ou não, para alguns negros, falar de cor de pele é tabu! Não gostam e não se declaram como negros, relacionam-se apenas com pessoas brancas, rejeitam a cultura negra, etc.

Angel Gonzáles
Fonte: http://www.overmundo.com.br/overblog/auslander-haus-negao, acesso em 26/09/2011 às 15h10.

E movimentos ou leis, como a da cota para negros nas universidades, só contribuem com isso. Ou você acha justo um cara branco se matar de estudar para entrar na faculdade e perder a vaga para um cara negro que nem estudou tanto assim?

O mundo caminha em uma nova direção, o presidente norte-americano é negro, temos negro na fómula 1, vários no cinema, eleitas miss universo também são negras. Mas ainda vivemos em um ambiente extremamente hostil quando o assunto é a preconceito contra a cor da pele.

Será que é tão difícil olhar para uma pessoa e ignorar o fato de que a cor da pele é diferente da sua? Mas nem por isso vocês são diferentes?

Este é o momento de mudar isso, e os negros, sabedores do que é sofrer raciscmo, precisam ser os primeiros a dar o exemplo.

Nenhum comentário: